terça-feira, 1 de novembro de 2011

Semelhanças: Shadow of the Colossus e a bíblia.

E aí galera do blog que está cada vez mais famoso! Hoje vou atender os diversos pedidos de fazer um post mostrando as semelhanças de SotC e a bíblia, são muitas semelhanças, por isso vou tentar fazer o post o mais resumido possível.

A primeira semelhança, e a mais óbvia é de David (Davi que era um humano) e Golias ( um gigante), ou seja Wander e os colossos. E outra coisa muito interessante é se lermos de trás pra frente Dormin, fica Nimrod.

Nimrod segundo a bíblia significa em hebraico "rebelar", e foi o primeiro ser de poder na terra. Ele queria se vingar contra Deus por ser mais poderoso que ele, ele queria trazer cada vez mais pessoas para o seu lado, formando uma grande sociedade e ganhando territórios. Nimrod tinha dois chifres, diz a lenda que ele arrancou-os com suas próprias mãos de um touro e fincou eles em sua própria cabeça, para simbolizar seu poder e força. Nimrod foi perseguido por aqueles que não gostavam e sofriam com a sua ditadura, e então foi assassinado e seu corpo foi dividido em várias partes em seu amplo terrirório (não se parece com a história de Dormin?), sua mulher estava grávida, e então nasceu o filho de Nimrod.


Nimrod torturando um leão.

Só por aí, já podemos ver diversas semelhanças…Dormin era uma entidade superior que fora morta, e em um ritual, teve sua parte física espalhada por seu lugar mítico, enquanto seu espírito ficou aprisionado na fortaleza de SotC. Em SotC e ICO temos a linhagem dos chifrudos, e em ICO…uma mulher, do mesmo mundo de Dormin, reina um castelo que possui bases semelhantes a de SotC, em uma ilha semelhante a de SotC.

Outra coisa semelhante entre SotC e a bíblia é a Torre de Babel:

Nimrod criou a torre de Babel para ela ser tão alta que poderia alcançar os céus e teria finalmente a sua vingança contra Deus.Furioso, Deus fez com que cada um dos trabalhadores falasse uma língua diferente, fazendo com que assim, não conseguissem se comunicar e a construção não chegasse ao seu fim.

E para instigar mais ainda sobre o que podera ter ocorrido ao final de SotC, a bíblia conta que, após a morte de Nimrod, e o crescimento de seu filho “Ninus”, ele fechou a construção da torre e continuou com a urbanização do local, dando origem a cidade de Babilônia.

No ambiente do jogo percebemos construções de templos e o terreno é bem característico, como se tivesse acontecido “à pouco tempo” uma grande catástrofe natural, como por exemplo um Dilúvio ou um terremoto. Mas onde entra Nimtod nisso tudo? Bom, como já foi dito, Dormin é Nimrod ao contrário e é aí que as coincidências acontecem.

O Santuário de Adoração (Shrine of Worship) é o ponto inicial do jogo, ele é bem alto e sua construção lembra muito a Torre de Babel. Em seu cume existe um jardim que foi apelidado pelos jogadores de “Jardim Secreto”, que simboliza o Jardim do Eden, pois lá existem frutas que são prejudiciais ao personagem principal. Lembrando também que a Torre de Babel foi construida sob o comando de Nimrod para alcançar os céus, uma aproximação com Deus isso segundo a bíblia, mas também se mostrava uma maneira de desafiar a Deus . Diz as tábuas antigas que Nimrod não construiu a torre para alcançar os céus e sim para se proteger de um novo dilúvio, caso Deus resolvesse fazê-lo novamente. Por isso a torre tinha repartições com jardins e plantações que serviam para manter a temperatura agradável e também para alimentação dos refugiados. Dizem as lendas também que todos os frutos colhidos no interior da torre estavam amaldiçoados e traziam inúmeras enfermidades.

Ao fim do jogo quando Wander consegue derrotar todos os 16 Colossos, um grupo de cavaleiros aparece, todos de máscara, seu líder se chama Emon e ele se apavora ao ver o que aconteceu, percebe-se que Emon tem pleno conhecimento do que significa o poder de Dormin e daquela terra proibida e seus Colossos, assim quando vê Wander completamente possuído pelas “sombras” de Dormin ordena que o matem, porém ele se transforma numa sombra gigantesca e aí que vem o detalhe mais impressionante, Dormin agora encarnado em Wander se mostra como um Colosso com dois enormes chifres na cabeça.
Sabe-se que muitas representações de Nimrod em desenhos antigos, o mostram com dois chifres na cabeça.

Era um costume entre tribos mais antigas e menos civilizadas, esquartejar o rei depois que ele morria e assim enterrar cada pedaço de seu corpo em diferentes áreas de suas terras. Os povos acreditavam que assim seu rei sempre estaria presente. Não se sabe se isso aconteceu com Nimrod depois de morto, mas foi assim que Dormin foi aprisionado no enredo do jogo.

Sabe-se também que depois de morto, a esposa de Nimrod, Semiramis decretou que seu marido se tornaria o “deus sol”, no jogo existe uma coincidência a esse respeito. Dormin fala através de um buraco no teto do Santuário de Adoração, por onde a luz do sol passa e sua voz é uma mistura da voz de um homem com a voz de uma mulher um pouco menos acentuada. O personagem Wander se guia nesta terra para encontrar os Colossus através da luz do sol refratada em sua espada, ou seja, são muitas coincidências que provam que o criador do jogo se baseou em textos e lendas bíblicas, sumérias e acadianas para desenvolver o jogo.

Tábua de desenhos dos sumérios antigos que mostra Nimrod e seus trabalhadores

Se você quer ler o texto original (eu copiei muita coisa dali porque eu estava quase sem tempo) leia aqui.

Deu para ver muitas semelhanças, se o segredo existir mesmo, eu tenho quase toda certeza que ele tem haver com a bíblia, ou talvez seja pura coincidência.

Quem ganhou a enquete do mês de melhor blog foi o Forbidden Lands (parabéns Kaique, você mereceu), em segundo foi o nosso (estamos evoluindo!), terceiro foi o MH (eles estão muito parados) e empatado em quarto lugar o blog do Matheus: IgameTips (vou tirar ele da colaboração porque ele não faz nada) e as Melhores Bandas de Rock (também tá parado).

Esse foi o grande post de hoje, talvez amanhã eu poste um video novo no youtube, estou a muito tempo sem postar lá.

Valeu!

 


18 comentários:

  1. Antes que alguem comente...
    SECOND!
    xD

    ResponderExcluir
  2. af davydson eu sou o second à postar e vc é o second à comentar

    Muito obrigado por ter seguido minha dica Pedro!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o seu post cara parabens.

    ResponderExcluir
  4. Pesquisando sobre o mistério que tanto nos perturba (e estimula) já tinha encontrado essa comparação, e achei demais... Seu post veio muito bem a calhar. Parabéns, é muito bom podermos nos deparar com questões tão interessantes assim sobre jogos.

    ResponderExcluir
  5. Pera la e mta conhecidencia Ninrod eu não sabia de desse tio na Bíblia e tipo as histórias contadas foram mto tempo de distancia uma da outra...

    E o mais importante e que o Ueda e japa, cara pros japas falarem da bíblia la eles apanham (ex:correia do sul) não tenho certeza o japao e a china mas acho que sim tbm (não igual a correia), mas tipo não faz sentido (ou sim vai que ele lé a bíblia o que eu acho mto dofisil)

    ResponderExcluir
  6. @Davydson

    conseguio ver o Loki bugado mal aquela vez que não falei com vc e que tem hora que eu fico Afk

    ResponderExcluir
  7. lol gente desculpa ae que me atropelo nas palavras vem tanta coisa na minha cabeça que eu começo a fala coisa ao contrario

    correção: "caras pros" eu quis dizer "pros cara"
    eu acho mto "dofisil" eu quis dizer "difícil"

    ResponderExcluir
  8. Alguém ainda lembra a teoria dos blocos, acho que ta faltando os blocos do 16° colossus o Malus da pra perceber que na arena dele tem mais 4 blocos exclusivos que só da pra achar lá, alguém ai já tentou decifrar eles?

    ResponderExcluir
  9. @Davydson

    faz um favor -Davy. quando a gente se encontrar de novo vou passar as instruções certinho por CH@T e vc faz as imagens pra min fmz?

    ResponderExcluir
  10. eu fico olhando esses blocos 3 horas por dia(mintirinha lógica)

    e eu nao acho q o FL seja capaz de nos ultrapassar na votação pq na minha opnião esse blog aki é o melhor de todos

    ResponderExcluir
  11. ''faz um favor -Davy. quando a gente se encontrar de novo vou passar as instruções certinho por CH@T e vc faz as imagens pra min fmz?''

    Sim,irei filmar.

    ResponderExcluir
  12. Eaí pessoal, vou responder uma pergunta de cada vez.
    Sumack, eu já fiz um post que fala sobre os blocos de pedra da ponte e do Malus, procure um post chamado: Os quatros blocos de pedra nas Forbidden Lands.
    Sumack, para você ser um colaborador eu preciso de seu e-mail para adicionar a lista de colaboradores.

    Até agora não sabemos se Fumito se inspirou na biblia ou é só uma mera coincidencia.

    ResponderExcluir
  13. Galera, coloquei um chat no blog, agora nós podemos falar em tempo real!

    ResponderExcluir
  14. como eu fasso pra entra nesse chat???????

    ResponderExcluir
  15. ei me adiciona no facebook meu email e lucasmoraiscampos@gmail.com estou com afoto de naruto no comoslhos laranjado numca mudo afoto de perfil por favor aceite temos muito a falar

    ResponderExcluir

Veja também:

Ocorreu um erro neste gadget